Venho recebendo muitas pessoas em uso de T3 manipulado, extrato de Tireoide, às vezes, sem se quer ter uma alteração na tireoide. Usando como referência os guidelines tanto de sociedade Americana como a Européia de tireoide segue algumas orientações sobre essa atitude:
A levotiroxina ( lt4) é droga de escolha no tratamento do hipotireoidismo e resolve 85% dos casos.
Existem evidências insuficientes para recomendar a monitorização do T3 no tratamento do hipotireoidismo.
As pessoas que têm persistência dos sintomas a despeito de um TSH normal etexto-justificadom uso uso da lt4, outras causas dos sintomas devem ser pesquisadas .
Naqueles pacientes que persistem com a sintomatologia ( 15 % dos pacientes ) mesmo após a exclusão de outras causas em uso de lt4 e TSH normal, o uso do hormônio T3 somente é uma opção em centro de pesquisas reconhecidas . Por quê? Porque ainda não temos a certeza e a clareza do risco e benefício dessa estratégia no longo prazo. Será que o T3 irá resolver esses casos?. Quais os efeitos colaterais? Será seguro essa conduta?
Usar hormônio tireoidiano ( T3 e T4) na promessa da melhora da atenção, metabolismo, entre outras coisas… na pessoa em estado eutireoidiano ( tsh e t4 normais) é contraindicado e não há benefício algum nessa estratégia. Somente riscos.
Resumindo : o uso do T3 ainda está em centros de pesquisa para aquelas pessoas refratárias ao tratamento com lt4 ( 10-15% dos pacientes com hipotireoidismo). Nunca usar a reposição no estado eutireoidiano para melhora da “ performance pessoal”. E ainda não temos formulações no Brasil para essa combinação T3/T4.