Jejum Intermitente

Tudo bem, pessoal? Hoje vou escrever sobre o jejum intermitente, que é uma intervenção dietética utilizada em pessoas com sobrepeso, obesidade ou na manutenção do peso perdido. Ela Realmente funciona. Vários estudos mostram que essa ferramenta, quando bem aplicada (levando ao déficit calórico), consegue levar à perda de peso e melhoria dos fatores metabólicos envolvidos com a obesidade, como a pressão alta, resistência insulínica, entre outros. O que falta nessa modalidade são estudos com prazos mais longos, no intuito de entendermos seus reais benefícios e efeitos adversos. Como usamos essa intervenção no mundo real? Existem várias formas, mas as duas mais usadas são a 16/8 e a 5:2. O que é isso? O número 16 representa o número de horas que a pessoa irá ficar em jejum. O número 8 representa o número de horas que ela irá alimentar no período de 24h. Já na modalidade 5:2, a pessoa fica dois dias da semana em jejum (exemplo: segunda e quinta) e 05 dias alimentando normalmente. 

Quando tenho preferência por essa intervenção ( jejum intermitente)? 

Preferência do paciente 

Pessoas que tem facilidade em ficar de jejum 

Pessoas que estão mais atarefadas e querem um processo mais simples de intervenção 

Dicas: lembre-se de usar a janela de intervenção alimentar com bastante cautela, com alimentos nutritivos e não processados, sem se esquecer das proteínas e micronutrientes (legumes, verduras e frutas). 

Outros fatores além da intervenção dietética são tão importantes quanto ela no processo de mudança do hábito, por isso, procure um profissional que você confie e entenda do assunto.

Novidades sobre endocrinologia, obesidade, emagrecimento, diabetes e metabolismo.

Destaques

Informe seu e-mail para entrar em contato

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS

×