Nódulos na tireoide. E agora?

Nódulos não funcionantes da tireoide( com níveis normais de Tsh e T4 livre na circulação ) são alterações muito comum encontradas no exame de rotina ou acidentalmente num exame de imagem realizado por outro motivo.  A importância na prática clínica é descartar o câncer (que está presente em 4 a 6,5% de todos os nódulos). 

Como abordagem inicial, solicitamos a realização de um ultrassom ( que deve ser feito com um profissional altamente habilitado) . 

 Esse exame nos revela características de grande importância na diferenciação entre benignidade e malignidade. 

Dependendo da classificação do nódulo no ultrassom ( TRADS ou ATA) em relação a sua chance de ser um câncer, partimos para a punção aspirativa do seu conteúdo e análise citológica. E se ainda tivermos dúvida ( us + citologia duvidosa) sobre sua benignidade, podemos realizar sua análise molecular( estudo genético da citologia da punção). Isso chamamos de medicina de precisão. Uma realidade que já está na nossa prática clínica. Com isso, estamos evitando cada vez mais uma cirurgia desnecessária e sendo mais assertivos na condução dessa alteração.

Novidades sobre endocrinologia, obesidade, emagrecimento, diabetes e metabolismo.

Destaques

Informe seu e-mail para entrar em contato

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS