Dieta Low Carb

Fala pessoal, tudo bem? Uma intervenção dietética que podemos usar como ferramenta no combate do sobrepeso, obesidade e na manutenção do peso perdido é a intervenção dietética baixa em carboidrato ( “dieta low Carb”). E é sobre isso que vou escrever hoje. O seu conceito apoia na ideia que quanto mais você reduzir o carboidrato na sua refeição será melhor. A maioria dos estudos publicados até agora sobre essa intervenção variam o consumo de carboidrato varia entre 20 a 120 gramas de carboidrato por dia. A média de consumo de carboidrato por dia nos homens sem restrição é de 220 a 330 gr, enquanto nas mulheres sem restrição são em média de 180 a 230 gr. A plausibilidade biológica dessa intervenção é apoiar que quando você consome mais proteína na sua dieta, você irá saciar mais precocemente, comer menos, e com isso, diminuir seu peso. O que os estudos mostram? 

Vários estudos mostram, que essa intervenção, você pode conseguir uma perda de peso mais rápida nos primeiros 06 meses, comparada com a intervenções tradicionais como a “ low fat” ( baixa em gordura). Mas no intervalo de 01 ano, isso se perde e ela se iguala com outras intervenções tendo a mesma perda de peso. Quando o resultado da perda peso acontece ( levando ao déficit calórico ), acontece os benefícios metabólicos como a diminuição da pressão arterial, diminuição da glicose no sangue, diminuição dos triglicérides. Quando uso essa intervenção ? 

Preferência do paciente 

Pessoas que querem um perda de peso mais rápida 

Pessoas que não tem restrição com o consumo de proteínas, verduras e legumes 

Pessoas que já tentaram emagrecer com diversas modalidades de intervenção e não tiveram resultados 

Pessoas gostam de comer menos vezes ao dia. ( com ela, a tendência é que vc se sinta saciado por mais tempo) 

Quais cuidados devemos tomar? Muitos alimentos low carb podem ser processados, como refrigerante “zero”, carnes processadas , entre outros. Tente usar os alimentos de “verdade”, como carnes e laticínios frescos, verduras e legumes com baixo índice glicêmico. Com isso, você mantém seu aporte saudável de fibras e micronutrientes ( vitaminas e minerais). 

Novidades sobre endocrinologia, obesidade, emagrecimento, diabetes e metabolismo.

Destaques

Informe seu e-mail para entrar em contato

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS